Aplicativo BookClub
Aplicativo para leitura
A solução foi desenvolvida com a organização Designers do Futuro, por meio de uma mentoria, onde tive como aprendizados os princípios na utilização de testes e os métodos de UX/UI Design, focado nas pessoas e no mundo, com propósito de impacto social.
Com a utilização das ferramentas Figma e Miro, o processo de colaboração no desenvolvimento do projeto foi possível fazer as prototipações, criar mapas mentais e fazer anotações acerca sobre o objetivo.
Confira logo abaixo o que foi realizado:
Resultados
Durante a realização do projeto aprendi e coloquei em prática foi o método de averiguação de um sistema — chamado SUS UX (System Usability Scale) que avalia a efetividade, eficiência e satisfação na experiência de uso por meio do usuário.
Considero que o Styleguide mereça uma atenção maior pois para mim além de ser um conteúdo bastante detalhado e cheio de regras padronizadas e o que me gerou certa estrutura dificultosa em sua execução.
Ao acessar o app BookClub, o usuário poderá acessar os seus grupos de leituras que está participando e ver suas listas de leitura futuramente.
O aplicativo, ainda, informará qual livro ele está lendo, além de verificar quais participantes estão lendo a mesma obra e por meio da aba eventos, ele saberá quais os dias, horários e links das sessões das discussões com outros participantes e assim poder trocar conhecimentos sobre a obra.
Wireframes
Para melhor descrever a experiência do usuário foi projetado os wireframes que representassem as telas que os usuários acessarão futuramente. Desse modo, os usuários acessem e encontram o conteúdo desejado de forma mais rápida e intuitiva.
Solução
Sketches
Com o sketch, consegui imaginar de uma maneira rápida e efetiva do ideal do aplicativo em criação
dos usuários pesquisados consideram que ter contato com conhecidos que leem; a leitura se torna cada vez mais estimulada.
Entrevista com Usuários
Uma pesquisa online foi realizada para coletar insights quantitativos e com algumas perguntas qualitativas com o possível público-alvo; afim de conseguir resultados a cerca do projeto em execução.
Algumas perguntas que foram perguntadas:
O que você costuma fazer quando está com o tempo livre?;
Quantos livros você lê, em média, por ano?
Em que momentos do dia você costuma ler?
Como você tem acesso a seus livros de interesse?
Respostas de alguns usuários:
Além de perceber algumas percepções que o usuário tinha sobre o aplicativos e pensar em melhorias para o projeto. O usuário tinha que executar uma determinada tarefa e o profissional-mentor atuou como uma pessoa observadora durante o teste.
Resultados do Teste de Usabilidade
Foi avaliado a tarefa testada e anotadas as seguintes percepções:
Testar a tarefa com mais outros usuários;
Implementar as melhorarias sugeridas pelo usuário e refazer o teste com mais pessoas;
Desenvolver outras novas funcionalidades e realizar novos testes.
UI Design e Protótipo
O conceito do aplicativo de leitura BookClub é incentivar pessoas a terem o hábito de leitura, principalmente em bairros periféricos e que atendam estudantes isolados da comunidade escolar em um cenário pandêmico.
O aplicativo consiste estimular a criar novas amizades e trocas de ideias e conhecimentos por meio da leitura e que aproximasse pessoas com e comunidades com interesse em comum.
Teste de Usabilidade
Nesta fase, realizei um teste de usabilidade, onde a inteção era verificar se alguns fluxos do aplicativo estavam corretos.
O teste me ajudou a avaliar a funcionalidade do aplicativo como um todo e entender como o usuário executava uma determinada tarefa.
Minhas etapas
Processo de Design
O projeto teve como base no processo do Duplo Diamante (Double-Diamond), um método utilizado no Design Thinking e conceitualizado pelo Design Council UK onde existe quatro padrões principais recorrentes de criação e redução: pesquisa, insights, ideação e prototipação.
O primeiro diamante me ajudou a compreender, qual é o problema; na fase de descoberta, no insight foi definido o desafio. O segundo diamante nos dá diversas respostas sobre o problema e para depois utilizamos a prototipação para verificar o que não funciona e funciona e melhorando as ações já em funcionamento.
Descobrir
Definir
Elaborar
Protótipo
Teste
Estratégia de Pesquisa
Desk Research
Iniciei uma pesquisa, por meio da internet, com o objetivo de agilizar o entendimento sobre o cenário discutido anteriormente com o profissional que me mentorava. A pesquisa teve como base, estes conceitos:
Descobrir projetos similares
Entender e Compreender o tema proposto
Pesquisar motivações e necessidades de usuários
Análise da Concorrência
Nesta pesquisa o intuito foi de entender as ações ou projetos similares existentes na sociedade
Após a pesquisa, foi realizado uma Matriz CSD e com ela, foi possível compartilhar as certezas, suposições e dúvidas a cerca do projeto
"As vezes assisto um filme ou uma série e depois descubro que foi baseada em algum livro, aí me interesso em ler pra ver as diferenças"
"Acho que o hábito da leitura vem desde os primeiros anos na escola! A leitura tem de ser incentivada e estimulada muito cedo para que quando adolescente, jovem ou adulto tenha se tornado de fato um hábito e prazeroso."
75%
62,5%
56,3%
60%
6,7%
possuem acesso a livros por meio de lojas online.
das pessoas conversam com outras
pessoas sobre o tema que leem.
das pessoas possuem
o hábito de leitura principalmente
antes de dormir.
das pessoas afirmaram que leem em transportes públicos.
Constatações e Recomendações
Persona
Para facilitar a compreensão, motivações e necessidades dos usuários ao utilizar um aplicativo de leitura, uma persona foi criada e foi feita com base na pesquisa levantada (desk research) afim de entender suas necessidades e padrões de comportamento.
Persona com características relevantes e representativas do usuário
Userflow
O esquema do userflow me ajudou a entender o fluxo de passos que o usuário percorre ao usar o aplicativo, entender como o app interage com o usuário e por sua vez identificar evidência e tarefas realizadas
UI Design e Styleguide
A interface do aplicativo usei a ferramenta Figma e o styleguide foi construído, em conjunto, com a pessoa que estava me mentorando. A cor predominante do aplicativo que foi usado é um tom de azul, pois essa cor remete à serenidade e tranquilidade; ou seja uma simbologia ao bem-estar, estudos e agradabilidade durante a leitura.
O aplicativo BookClub tem, também tem o intuito de:
Aproximar pessoas com a comunidade escolar;
Debates e discussões sobre temas diversos;
Fomentar clubes de leituras.
Durante o uso do BookClub, o usuário tem a opção de verificar e sempre que achar necessário editar os seus dados. O aplicativo informa qual como está o andamento de sua última leitura, compartilhar nas redes sociais o livro que ele está lendo e ainda fica informado sobre os próximos eventos que ele estará participando.
Ao final da mentoria, fiquei com uma dúvida quanto à necessidades reais de alguns usuários residentes em comunidades periféricas; onde muitas famílias não possuem acesso à internet de banda larga e muito menos acesso a um celular mais moderno. Fica a reflexão e o aprendizado: o foco da experiência do usuário, não necessariamente, pode ficar atrelado no online, embora eu acredito que a transformação digital veio para ficar.