Aplicativo BookClub

Aplicativo para leitura

A solução foi desenvolvida com a organização Designers do Futuro, por meio de uma mentoria, onde tive como aprendizados os princípios na utilização de testes e os métodos de UX/UI Design, focado nas pessoas e no mundo, com propósito de impacto social.

Com a utilização das ferramentas Figma e Miro, o processo de colaboração no desenvolvimento do projeto foi possível fazer as prototipações, criar mapas mentais e fazer anotações acerca sobre o objetivo.

Confira logo abaixo o que foi realizado:

Resultados

Durante a realização do projeto aprendi e coloquei em prática foi o método de averiguação de um sistema — chamado SUS UX (System Usability Scale) que avalia a efetividade, eficiência e satisfação na experiência de uso por meio do usuário.

Considero que o Styleguide mereça uma atenção maior pois para mim além de ser um conteúdo bastante detalhado e cheio de regras padronizadas e o que me gerou certa estrutura dificultosa em sua execução.

Ao acessar o app BookClub, o usuário poderá acessar os seus grupos de leituras que está participando e ver suas listas de leitura futuramente.

O aplicativo, ainda, informará qual livro ele está lendo, além de verificar quais participantes estão lendo a mesma obra e por meio da aba eventos, ele saberá quais os dias, horários e links das sessões das discussões com outros participantes e assim poder trocar conhecimentos sobre a obra.

Wireframes

Para melhor descrever a experiência do usuário foi projetado os wireframes que representassem as telas que os usuários acessarão futuramente. Desse modo, os usuários acessem e encontram o conteúdo desejado de forma mais rápida e intuitiva.

Solução

Sketches

Com o sketch, consegui imaginar de uma maneira rápida e efetiva do ideal do aplicativo em criação

dos usuários pesquisados consideram que ter contato com conhecidos que leem; a leitura se torna cada vez mais estimulada.

Entrevista com Usuários

Uma pesquisa online foi realizada para coletar insights quantitativos e com algumas perguntas qualitativas com o possível público-alvo; afim de conseguir resultados a cerca do projeto em execução.

  • Algumas perguntas que foram perguntadas:

  • O que você costuma fazer quando está com o tempo livre?;

  • Quantos livros você lê, em média, por ano?

  • Em que momentos do dia você costuma ler?

  • Como você tem acesso a seus livros de interesse?

Respostas de alguns usuários:

Além de perceber algumas percepções que o usuário tinha sobre o aplicativos e pensar em melhorias para o projeto. O usuário tinha que executar uma determinada tarefa e o profissional-mentor atuou como uma pessoa observadora durante o teste.

Resultados do Teste de Usabilidade

Foi avaliado a tarefa testada e anotadas as seguintes percepções:

  • Testar a tarefa com mais outros usuários;

  • Implementar as melhorarias sugeridas pelo usuário e refazer o teste com mais pessoas;

  • Desenvolver outras novas funcionalidades e realizar novos testes.

UI Design e Protótipo

O conceito do aplicativo de leitura BookClub é incentivar pessoas a terem o hábito de leitura, principalmente em bairros periféricos e que atendam estudantes isolados da comunidade escolar em um cenário pandêmico.

O aplicativo consiste estimular a criar novas amizades e trocas de ideias e conhecimentos por meio da leitura e que aproximasse pessoas com e comunidades com interesse em comum.

Teste de Usabilidade

Nesta fase, realizei um teste de usabilidade, onde a inteção era verificar se alguns fluxos do aplicativo estavam corretos.
O teste me ajudou a avaliar a funcionalidade do aplicativo como um todo e entender como o usuário executava uma determinada tarefa.

Minhas etapas

Processo de Design

O projeto teve como base no processo do Duplo Diamante (Double-Diamond), um método utilizado no Design Thinking e conceitualizado pelo Design Council UK onde existe quatro padrões principais recorrentes de criação e redução: pesquisa, insights, ideação e prototipação.

O primeiro diamante me ajudou a compreender, qual é o problema; na fase de descoberta, no insight foi definido o desafio. O segundo diamante nos dá diversas respostas sobre o problema e para depois utilizamos a prototipação para verificar o que não funciona e funciona e melhorando as ações já em funcionamento.

  1. Descobrir

  2. Definir

  3. Elaborar

  4. Protótipo

  5. Teste

Estratégia de Pesquisa

Desk Research

Iniciei uma pesquisa, por meio da internet, com o objetivo de agilizar o entendimento sobre o cenário discutido anteriormente com o profissional que me mentorava. A pesquisa teve como base, estes conceitos:

  • Descobrir projetos similares

  • Entender e Compreender o tema proposto

  • Pesquisar motivações e necessidades de usuários

Análise da Concorrência

Nesta pesquisa o intuito foi de entender as ações ou projetos similares existentes na sociedade

Após a pesquisa, foi realizado uma Matriz CSD e com ela, foi possível compartilhar as certezas, suposições e dúvidas a cerca do projeto

"As vezes assisto um filme ou uma série e depois descubro que foi baseada em algum livro, aí me interesso em ler pra ver as diferenças"

"Acho que o hábito da leitura vem desde os primeiros anos na escola! A leitura tem de ser incentivada e estimulada muito cedo para que quando adolescente, jovem ou adulto tenha se tornado de fato um hábito e prazeroso."

75%

62,5%

56,3%

60%

6,7%

possuem acesso a livros por meio de lojas online.

das pessoas conversam com outras
pessoas sobre o tema que leem.

das pessoas possuem
o hábito de leitura principalmente
antes de dormir.

das pessoas afirmaram que leem em transportes públicos.

Constatações e Recomendações

Persona

Para facilitar a compreensão, motivações e necessidades dos usuários ao utilizar um aplicativo de leitura, uma persona foi criada e foi feita com base na pesquisa levantada (desk research) afim de entender suas necessidades e padrões de comportamento.

Persona com características relevantes e representativas do usuário

Userflow

O esquema do userflow me ajudou a entender o fluxo de passos que o usuário percorre ao usar o aplicativo, entender como o app interage com o usuário e por sua vez identificar evidência e tarefas realizadas

UI Design e Styleguide

A interface do aplicativo usei a ferramenta Figma e o styleguide foi construído, em conjunto, com a pessoa que estava me mentorando. A cor predominante do aplicativo que foi usado é um tom de azul, pois essa cor remete à serenidade e tranquilidade; ou seja uma simbologia ao bem-estar, estudos e agradabilidade durante a leitura.

O aplicativo BookClub tem, também tem o intuito de:

  • Aproximar pessoas com a comunidade escolar;

  • Debates e discussões sobre temas diversos;

  • Fomentar clubes de leituras.

Durante o uso do BookClub, o usuário tem a opção de verificar e sempre que achar necessário editar os seus dados. O aplicativo informa qual como está o andamento de sua última leitura, compartilhar nas redes sociais o livro que ele está lendo e ainda fica informado sobre os próximos eventos que ele estará participando.

Ao final da mentoria, fiquei com uma dúvida quanto à necessidades reais de alguns usuários residentes em comunidades periféricas; onde muitas famílias não possuem acesso à internet de banda larga e muito menos acesso a um celular mais moderno. Fica a reflexão e o aprendizado: o foco da experiência do usuário, não necessariamente, pode ficar atrelado no online, embora eu acredito que a transformação digital veio para ficar.